"Pedro Costa vai fazer falta"

Em entrevista ao SAPO Desporto, Gonçalo Alves explicou os motivos por detrás de uma época menos conseguida e ainda lamentou a saída do amigo e capitão encarnado, Pedro Costa.
A Taça Intercontinental, a UEFA Futsal Cup, o campeonato e a Taça eram objectivos muito concretos e bem delineados no início do ano, mas que aos poucos foram sucumbindo perante algumas derrotas acumuladas.
Para Gonçalo Alves, jogador que conhece os cantos à casa há perto de cinco temporadas, é preciso mudar mentalidades para que vencer volte a ser o lema do clube na modalidade.
«Tem que haver mais concentração, treinarmos ainda melhor e cada um preocupar-se apenas com o seu papel no jogo. Ninguém está acima do clube. O jogador que vestir esta camisola tem que perceber o tamanho da responsabilidade», assumiu.
O momento mais marcante para Gonçalo Alves nesta temporada prendeu-se com a final do play-off diante do Sporting, sendo o primeiro jogo o mais frustrante da carreira do jogador, quando 58 segundos bastaram para mudar o rumo dos acontecimentos.
«A mim nunca me tinha acontecido isto. Fiquei muito frustrado. Senti a nossa equipa perdida depois para os penáltis. Quando fomos para essa fase parecia que já íamos derrotados (…) Esse primeiro jogo marcou toda a final. Nunca conseguimos passar essa barreira psicológica.»
Para a próxima época já se sabe que irão existir alterações quer na equipa técnica (saídas de Victor Leite e Sónia Teixeira) como no plantel (confirmada, até agora, a saída de Pedro Costa).
O fixo admite que a saída do capitão de equipa é algo que lhe irá custar pois para além de um colega é um amigo: «O Pedro Costa além de ser um amigo é um grande jogador. É um líder dentro do balneário e um jogador que gostamos de ter ao nosso lado. Foi uma decisão da direcção, temos de respeitar. Vai fazer muita falta. É um símbolo do Benfica que vai sair».
Aos 33 anos, Gonçalo Alves diz sentir-se fisicamente bem para jogar mais uns anos e assume o desejo de terminar a sua carreira de águia ao peito por aquilo que o liga ao emblema encarnado.
fonte:Sapo Desporto

Sporting campeão nacional de Juniores

A equipa de Juniores "A" do Sporting C.P, sagrou-se vencedora da Taça Nacional ao bater o G.D.C. Cohaemato por 9 a 3, num jogo bem disputado em que o Sporting, segundo rezam as crónicas, foi num justo vencedor.

Final da TN de Juniores "A" em Coimbra

A final da Taça Nacional de Juniores “A”, entre o Sporting e a Cohaemato, está marcada para o próximo domingo, às 18 horas, no Pavilhão Multiusos de Coimbra. O local do encontro foi decidido há momentos pelos responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol, tornando-se numa decisão consensual, em virtude de estarem frente-a-frente equipas de Lisboa e do Porto.
Fonte: JN

Benfica reforça-se para nova época

Bruno Coelho (Belenenses) e Ricardo Fernandes (Freixieiro) serão os primeiros jogadores a chegar à Luz, segundo o jornal A Bola.
Bruno Coelho tem 23 anos e é internacional português, tendo já representado Vila Verde, Vitória dos Olivais e Belenenses, antes de se mudar para o clube encarnado.
Já Ricardo Fernandes, também internacional português, tem feito toda a sua carreira no Freixieiro.
Fonte: desporto.sapo.pt

Horários e transmissões da final!

SL Benfica e Sporting CP vão discutir o título nacional de Futsal, depois de se terem apurado para os encontros decisivos do Play Off.

Os dois primeiros jogos estão marcados para o Pavilhão da Luz, a 11 e 12 de Junho, realizando-se a terceira partida no terreno dos “leões”, no dia 18.

Caso seja necessário, poderão efectuar-se mais duas partidas, a 19 e 25 de Junho.

O primeiro clube a conquistar três triunfos sagrar-se-á Campeão Nacional de Futsal.

Eis o calendário de jogos
1º jogo (11-06-2011), 16h30, SL Benfica - Sporting CP | RTP2
2º jogo (12-06-2011, 17h00, SL Benfica - Sporting CP | RTP2
3º jogo (18-06-2011), 17-00, Sporting CP - SL Benfica | RTP2

Se necessário
4º jogo (19-06-2011), 16h00, Sporting CP - SL Benfica | RTP1
5º jogo (25-06-2011), 16-00, SL Benfica - Sporting CP  | RTP1
Fonte: www.fpf.pt

Sporting junta-se ao Benfica na final!

Sporting junta-se a Benfica na final do campeonato. Na segunda negra da tarde o Sporting bateu o Fundão hoje com mais facilidades que ontem. Os leões conseguiram vencer por 5-1 numa partida marcada pelos largos minutos de 5 para 4 do Fundão e pelo aumento da eficácia de finalização dos leões.

A exemplo do que sucedera ontem foi o Sporting a entrar melhor na partida. Para além disso ao contrário de ontem o Sporting conseguiu mesmo materializar cedo essa superioridade, com um golaço de Pedro Cary.

Uma das principais dúvidas para esta negra era saber como iria reagir fisicamente a equipa do Fundão. A resposta apareceu cedo, com Joel Rocha a utilizar muito cedo Couto como guarda-redes avançado, bloqueando assim o forte ritmo que o Sporting pretendia pretendia impor. Era um risco assumido, mas a verdade é que durante a primeira parte serviu as suas intenções.

Aos 5 minutos muita felicidade para o Sporting na obtenção do 2º golo com tudo a nascer de um livre directo a favorecer a desportiva. O Fundão bateu directo João Benedito tem uma defesa apertada com a bola a bater na barra e a lançar uma rápida transição. Depois foi ver o trabalho fabuloso de Divanei na ala esquerda que depois de retirar da frente o seu opositor serviu leitão solto no interior da área e este não teve dificuldades em aumentar a o «score».

A felicidade deste golo foi anulada pela infelicidade de sofrer quase de imediato um golo precedido de falta. Se ontem o lance mais duvidoso acabou por favorecer o conjunto de Alvalade, hoje este foi decidido em claro benefício da desportiva. A recuperação de bola nasce de uma falta sobre Alex e na sequência Jander reduziu para 2-1. Estavam apenas decorridos 7 minutos, mas até intervalo não existiram mais golos.

No reatamento as incidências da partida não se alteraram, aliás a Desportiva entrou com Couto na função de guard-redes avançado logo no apito inicial. Já se sabe é uma situação de risco e logo aos 4 minutos um passe errado permitiu a Alex bater por entre as pernas de Esteves e fazer o 3-1. Tudo parecia encaminhar para a vitória do Sporting, os leões mostravam elevada concentração defensiva e hoje também melhoraram significativamente a capacidade de finalizar.

Assim foi sem surpresa que a meio do segundo tempo Deo fez o 4-1 a passe de Alex e a 2 do final Divanei sentenciou em definitivo a eliminatória. O Fundão está de parabéns pela melhor época da sua história e particularmente por tudo o que conseguiu fazer nesta meia final. Quanto ao Sporting Orlando Duarte disse-o desde início os objectivos eram vencer todas as provas, pelo menos chegou a todas as decisões, mas para garantir a revalidação do titulo de campeão nacional ter ser a primeira equipa da história a conseguir fazê-lo não sendo o vencedor da fase regular.

Como o Benfica tinha conquistado também o apuramento uma hora antes, vamos ter mais uma final entre o eternos rivais Sporting e Benfica.

fonte: futsalportugal.com

Benfica na Final!

2-1 foi o resultado da negra que colocou o Benfica na final. Longe das facilidades do dia de ontem, os encarnados tiveram que lutar até final para levar o Instituto de vencido, mas com golos de Joel e Diece, os pupilos de Paulo Fernandes voltam a estar numa final que nunca falharam desde que existem playoffs.
O Benfica entrou bem na partida, pressionante e com as linhas subidas. O Instituto, mais recuado tentava como podia as transições, e apostava na subida de André Sousa para o 5 para 4 controlar a posse de bola. A verdade é que só com a entrada de Joel, o Benfica chegou com verdadeiro perigo junto da baliza de André Sousa. Diga-se mesmo que apesar do domínio ser do Benfica, e da maior parte dos momentos de finalização terem pertencido aos encarnados,  foi o Instituto quem teve as melhores oportunidades, com Nino aos 8 e Miguel Silva aos 11 a estarem perto de abrir o marcador.
A 5 minutos do descanso, os homens de Pombal tiveram de baixar a intensidade defensiva, porque Ciro fez a 5ª falta à entrada da área. Com isso apareceram mais espaços e Joel conseguiu mesmo colocar o Benfica em vantagem. O pivot marcou um golo quase a papel químico do que tinha marcado ontem, rodando bem sobre Nino e depois com um remate ao poste mas chegado bateu André Sousa. Os encarnadas estiveram mesmo perto de aumentar antes do descanso, mas um remate de Marinho esbarrou no poste.
O reatamento trouxe um jogo mais «quezilento», com muita discussão entre os jogadores e momento até de alguma dureza. O Benfica continuava a ser a equipa com maior domínio, mas o Instituto continuava a conseguir manter-se na disputa do resultado.
Ao minuto 27 as duas equipas estiveram perto do golo, ambas tiveram momentos de finalização em 3 para 1, mas nas duas situações se revelaram incapazes de marcar. Já o dissemos o jogo estava algo duro e a meio da 2ª parte o Benfica atingiu a 5ª falta. O jogo podia mudar e logo de seguida uma falta de de Diego colocou Castro na marca de 10 metros. João Castro não conseguiu bater Bébé e para piorar ainda mais as coisas na resposta Diece aumentou a vantagem dos encarnados, após assistência primorosa de Joel.
A eliminatória começava a cair para os homens da casa, mas logo de seguida uma falha defensiva numa reposição lateral permitiu a Nino aparecer solto no interior da área e reduzir para a margem mínima. Até final viveu~se a incerteza no marcador, Joel, também falhou da marca de 10 metros, e o 5 para 4 do instituto nos minutos derradeiros, foi feito com Nino na função de guarda-redes avançado e podia mesmo ter dado frutos, não fossem as boas intervenções de Bébé.
No entanto o resultado não se alterou e o Benfica conseguiu mesmo ser o primeiro finalista deste ano. Mérito para os comandados de Paulo Fernandes, que foram no conjunto dos 3 jogos a melhor equipa, mas diga-se o Instituto continua a melhorar de ano para ano, caiu de pé e não temos dúvidas em afirmar que se para o ano tiver uma evolução como as que teve em anos anteriores será certamente um dos candidatos ao título.

fonte: futsalportugal.com

Hoje noite de FUTSAL!

Hoje pelas 21h os dois grandes de Lisboa SL Benfica e Sporting vão receber ambos em casa os seus adversários dos play-offs da fase final do campeonato Nacional de Futsal 2010/2011 e tanto um como o outro têm que ganhar para puderem ter acesso a um 3º jogo que então se realizaria amanhã Sábado.

SL Benfica x Instituto D.João V (21h de hoje com transmissão em directo na Benfica TV)

Sporting x Fundão (21h com online streaming em www.futsalportugal.com e no site oficial do sporting)